Leila Sugahara

Doutora e Mestre em Educação.

Leila Sugahara

Leila Sugahara - Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da educação pela PUC/SP. Realizou pesquisas sobre música e desenvolvimento, música na escola, representações sociais de música, teoria walloniana e escuta musical. Pianista, pedagoga e educadora musical, tendo como foco a formação de professores de música e o ensino de piano para crianças. Atua como professora em cursos de graduação e pós-graduação e presta assessoria e consultoria nas áreas de: educação corporativa, educação escolar e educação musical para instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Criou os métodos Musickids e Rededuc kids (colocar o link) de ensino de música para crianças. Diretora e editora do portal Rededuc (www.rededuc.com). Desenvolve materiais didáticos para o ensino de música: jogos para aulas de piano, música se aprende brincando, desafio musical (http://loja.rededuc.com.br).
Ministra palestras, cursos e oficinas.

Áreas de Atuação

Rededuc Kids
Educação Infantil
Ensino Fundamental e Médio
Graduação e Pós Graduaçãp
Educação Corporativa

Cursos Ministrados!

        Por Leila Sugahara

          

 

1.     Curso de musicalização infantil para educadores – 27 e 28/02/2009.

Referências adicionais: Goiânia/Escola Talentos. 16 horas.

 

2.     Curso de formação continuada em educação musical – de 13/08 a 26/11/2008.

Referências adicionais: São Paulo/Conservatório Beethoven. 64h/aula.Coordenação pedagógica/idealização/realização

 

3.     Musicalidade para professores de educação infantil, 2008.

Formação continuada de professores de Rede pública municipal de ensino. 20 horas

4.     A música no desenvolvimento da criança sob a perspectiva de Henri Wallon, 2008.

Palavras-chave: teoria walloniana, desenvolvimento integral, educação musical
Áreas do conhec
imento : Psicologia da educação. Setores de atividade : Educação
Referências adicionais : Brasil/Português/ Encontro nacional da ABEM. 6 horas.

 

5.     A importância da psicomotricidade para a educação, 2008. 

Formação continuada de professores de Rede pública municipal de ensino. 4 horas.

 

6.     Alfabetização musical, 2008. 

Referências adicionais : São Paulo/Caixa Cultural. 4 horas.

 

7.     Ciclo de Oficinas de Música e Desenvolvimento Humano, 2008. 

CAIXA CULTURAL/ Instituto Beethoven

Referências adicionais : Brasil/Português. 5 semanas. Coordenação pedagógica/idealização/realização.

 

8.     Jogos para aulas de piano, 2008.  Palavras-chave: educação musical

Referências adicionais : São Paulo/Conservatório Beethoven.. 3 horas.

 

9.     Música, imagem e movimento: em busca de uma síntese, 2008. 

Referências adicionais : São Paulo/Caixa Cultural. 4 horas.

 

10.   Música, matemática e ciências, 2008. 

Referências adicionais : São Paulo/Caixa Cultural. 4 horas.

 

11.   Música, psicomotricidade e afetividade, 2008. 

Referências adicionais : São Paulo/Conservatório Beethoven. 3 horas.

 

12.  Música se aprende brincando I, 2008. 

Referências adicionais : São Paulo/Conservatório Beethoven. 3 horas.

 

13.  Musicalização para bebês, 2008.

Referências adicionais : São Paulo/Caixa Cultural. 4 horas.

 

14.   Musicalização para crianças de 3 a 8 anos, 2008. 

Referências adicionais : São Paulo/Caixa Cultural. 4 horas.

 

15.  Planejamento e avaliação em música, 2008. 

Referências adicionais : São Paulo/Conservatório Beethoven. 3 horas.

 

16.  XIII Oficinas de Musicalização Infantil para Professores, 2008. 

Referências adicionais : São Paulo/Conservatório Beethoven. 5 dias.Coordenação pedagógica/idealização/realização.

 

17.  Brinquedos Cantados e Jogos Musicais, 2007. 

Referências adicionais : Campo Grande. 4 horas.

 

18.  Música, transversalidade e interdisciplinaridade, 2007. 

Referências adicionais : Brasil/Português. 16 horas.

Formação continuada de professores de Rede pública municipal de ensino.

 

19.  Musicalização para bebês, 2007. 

Referências adicionais : Campo Grande. 4 horas.

 

20.  XII Oficinas de Musicalização Infantil para Professores, 2007.

Referências adicionais: São Paulo/ Conservatório Beethoven. 4 dias.Coordenação pedagógica/idealização/realização.

 

21.  A música como recurso pedagógico, 2006. 

Referências adicionais : Brasil/Português. 3 horas.

 

22.  Música, matemática e ciências - uma proposta interdisciplinar, 2006.

Referências adicionais : Brasil/Português. 3 horas.

 

23.  XI Oficina de musicalização para professores, 2006.  Coordenação pedagógica.

 

24.  X Oficina de musicalização para professores, 2005.  Coordenação pedagógica.

 

25.  A importância da música no desenvolvimento humano, 2004.  São Paulo.

Referências adicionais: Palestra. 2 horas.

 

26.  IX Oficina de musicalização para professores, 2004. Coordenação pedagógica.

 

27.  Música na educação infantil, 2004.  São Paulo.

 

28.  Música em sala de aula, 2003.  São Paulo.

 

29.  Técnicas pedagógicas envolvendo música na Educação Infantil, 2003.  São Paulo.

 

30.  VIII Oficina de musicalização para professores, 2003.  São Paulo.

 

31.  Jogos para aulas de piano, 2002.  (Desenvolvimento de material didático ou instrucional)

Referências adicionais : Brasil/Português. Home page: www.musickids.com.br

 

32.  Musicalização Infantil - o aprendizado através do lúdico, 2002.  São Paulo.

 

33.  VII Oficina de musicalização para professores, 2002.  São Paulo.

 

34.  Musickids - curso de música para crianças, 2001. 

Palavras-chave: musicalização infantil, musicalização para bebês, educação musical

Áreas do conhecimento : Tópicos Específicos de Educação

Setores de atividade : Educação

Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários

 

35.  VI Oficina de musicalização para professores, 2001.  São Paulo.

 

36.  Panorama pedagógico - as principais correntes filosóficas da educação musical moderna, 2000. São Paulo.

 

37.  V Oficina de Musicalização para Professores, 2000.  São Paulo

 

38.  Iniciação à música - para bebês, 1999.  São Paulo

 

39.  IV Oficina de férias para professores de musicalização, 1999. São Paulo.

 

40.  Musicalização para crianças de 3 a 6 anos de idade, 1999.  São Paulo.

 

41.  O canto coral infantil e o processo de musicalização, 1999.  Brasília.

 

42.  Construção de instrumentos musicais com sucatas(didática e aplicação) e histórias, 1998. 

43.  II Curso de férias de musicalização infantil para professores, 1998. 

 

44.  III Oficina de férias para professores de musicalização infantil, 1998. 

 

45.  Iniciação à leitura musical e musicalização através do piano, 1998.  São Paulo/Forte das Artes.

 

46.  O Piano como instrumento musicalizador, 1998.  São Paulo/Conservatório Mozart.

 

47.  I Curso de férias de musicalização infantil para professores, 1997. 

 

48.   I Curso regular de Musicalização Infantil para Professores, 1997. 

 

 

Dra. Leila SugaharaEducação e música.

Entre em Contato com Leila Sugahara

Sobre Leila Sugahara

Leila Sugahara - Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da educação pela PUC/SP. Realizou pesquisas sobre música e desenvolvimento, música na escola, representações sociais de música, teoria walloniana e escuta musical. Pianista, pedagoga e educadora musical, tendo como foco a formação de professores de música e o ensino de piano para crianças. (leia mais Sobre nós)

Contato

Leila Sugahara rededuc@rededuc.com

Cadastre-se